sábado, 9 de abril de 2011

Estátuismo "Estátua viva"

Olá.....

Hoje, um dia atípico, fui ali no centro comprar um presente pra minha sobrinha (15 aninhos); detalhe sordito: Ela praticamente furou meu bolso com uma sandália "MARAVILHOSA", pelo menos valeu a pena.... rs
Mas algo me chamou a atenção! Não só a minha, mas também a de vários transeuntes que passavam pela principal rua de comércio aqui em Marília-SP... Uma "estátua viva" ali se encontrava; num primeiro momento todos paravam para olhar, depois alguém teve a inteligente ideia de colocar uma moeda no pótinho da estátua, imagine o que se sucedeu.... Um lindo gesto sehoril para a pessoa aushauhsaushauhs "SUSTO" em todos xD


Gostei muito do personagem; nesse caso um "jovem senhor da burguesia francesa"

Muitos apenas contemplam o ato em si... Mas existe muito mais sobre esta arte, coisas às quais muitas vezes não imaginamos ou simplesmente deixamos de querer entender.
Fiz uma breve pesquisa, para que, quando você ver uma estatua viva, pare e analise REALMENTE o personagem ali representado, e se possível contribua para com o "artista".

Estátuísmo:
Deuses Gregos imponentes, Anjos de asas magníficas, esses e outros personagens que vemos em grandes obras de pedra, metal ou madeira ganham vida na pele de incansáveis artistas que imitam suas poses e expressões muitas vezes superando seus próprios limites físicos em busca da perfeição. Essa é a alma do Estátuismo, a arte de trazer vida as obras dos grandes mestres até mesmo personificá-los em suas poses mais conhecidas. Arte do Estátuismo é apresentada com estátuas vivas que não emitem som para se expressar (os “Estatuas Vivas” Europeus que são as referencia não usam de sons) pois parte de sua origem vem da arte a mímica (e mímica não usa sons). Seus movimentos são característicos do personagem o qual se interpreta, ex: Um anjo tem movimentos delicados, reverenciando e pedindo bênçãos ao céus assim e abençoa a quem se aproxima, ou um Gladiador Romano que mostra-se sempre em estado de alerta e trava lutas de espadas contra o seu inimigo imaginário. 
Para saber diferenciar a arte da imitação basta olhar atentamente para o artista, se com poucos movimentos ou mesmo em uma posse estática ele conseguir passar os sentimentos do seu personagem a você esse sim é um verdadeiro “Estátua Viva”. 
Todos podem ser estátuas vivas? Não, para ser uma estátua viva além de um condicionamento físico próprio para o trabalho é necessário um conhecimento de atuação (de preferência já ser um ator profissional), flexibilidade, conhecer o personagem a ser interpretado, figurino e maquiagens especiais além é claro das técnicas de estátuismo.

2 comentários:

  1. o que seria estatuismo?uma mentira que vçes se achando profissionais inventarao.ou?.alias nao sao referencias da europa,as estatuas vivas nacem ,criam raizes, y logo crecem y logo se expandem para aqui,mas originarias de estrategia de guerra dos gregos,y estatuas com ruidos so aqui viu

    ResponderExcluir
  2. Só para constar, não sou estatuista, e apenas admiro e muito essa arte!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário da postagem!!!

OBRIGADO POR COLABORAR

Anúncio